Ziraldo disse que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança e a humanidade falhou porque Deus não havia se testado em conjunto antes. Mas será que quem falhou foi a humanidade ou teria sido o próprio Deus? Nessa edição d'O Manifesto vamos questionar a criação do planeta descrita na bíblia e refletir sobre a raça humana e suas consequencias para a história do planeta. Ou não.
Primeiramente Ziraldo estava errado. Deus estava cercado sim, provavelmente por seu pai, sua mãe e alguns poucos amigos que o suportavam, quando fez a raça humana. Isso porque ele fez Adão à “nossa imagem e semelhança”, no plural, provando que ele não estava sozinho. Além disso, quando expulsou Adão e Eva do Éden, mandou arcanjos cercarem o jardim para ninguém voltar lá. Ora, se ele não disse “façam-se arcanjos”, isso significa que eles já estavam prontos. Politeísmo? Vai saber. Melhor é pensar como Millôr Fernandes, que disse que “Deus é bom. Está é muito mal cercado”.
Deus sabia o que fazia?
Deus fez o mundo e tudo o mais em apenas sete dias. Ao contrario do que todos pensam, ele não descansou no sétimo dia. Ele terminou de fazer o que tinha começado, e depois fez uma festa para comemorar. Mas em sete dias? Talvez seja esse o motivo para que o planeta não tenha dado certo. Em sete dias ele fez tudo, mas não planejou o que estava fazendo. Foi fazendo e vendo se dava certo. O que não dava, ele mudava. Deus é um cara muito impulsivo. Tente abrir uma empresa em sete dias. Tente fazer uma monografia. Tente conhecer uma pessoa. Tente aprender a jogar rúgbi. Ou melhor, tente sobreviver a um jogo de rúgbi. Tente escrever “O Manifesto”. “Mas ‘O Manifesto’ é semanal!” É verdade, O Manifesto é feito em uma semana. Por isso que ele sai assim, ninguém planeja o que colocar nele!
Salve-se quem puder
O planeta não é um lugar para pessoas boas. O fruto proibido só era proibido por que daria sabedoria e abriria os olhos de quem o comesse. Quando os pombinhos o comeram, foram punidos. Deus deve estar feliz por que hoje as pessoas normalmente não têm sabedoria e nem abrem os olhos para o que acontece no mundo. Além disso, Ele expulsou Adão e Eva do paraíso e mandou cercar o lugar para que não voltassem lá. Ou seja, a Terra é o lugar feito para que os “pecadores” vivam.
Ah não, Adão!
Adão estava lá, no Éden, nú. Cansado de ficar dando nome em todas as coisas e sem ter um tabuleiro de Resta Um para poder passar o tempo, Deus resolveu dar-lhe uma mulher. Antes de começar, vamos ter um flashback:
Deus disse que o homem foi feito da terra e a terra retornará. Ou seja, ele era fruto do planeta. Sendo assim, todo mundo tem terra (sem trocadilhos, por favor!). Depois dessa infâmia, voltemos à mulher.
Deus fez o céu, a terra, o dia, a noite, a luz, a escuridão, os animais selvagens, os animais domésticos (mesmo sem haver casas naquela época), as aves, os peixes, os animais que rastejam, o homem e tudo o mais. Pois bem. Ele fez tudo isso só falando. E por que raios ele precisou usar uma costela de Adão para fazer uma única mulher? Essa mulher, que Adão chamou de Eva e que depois de muitos anos acabou virando uma banda de axé, logo fez besteira e acabou falando com uma cobra. Havia dois seres humanos na Terra (um era ela e o outro era o único homem disponível), e ela preferiu falar com uma cobra? Dizem as más línguas que isso aconteceu depois que Adão brochou pela primeira vez.
Curiosidade
Em 1650, o arcebispo James Ussher, da Irlanda, estudou a bíblia e outras fontes históricas e chegou a uma das mais impressionantes conclusões que um homem poderia chegar. Eis a conclusão: “A Terra foi criada ao meio-dia do dia 23 de outubro de 4004 a.C.”
Com a palavra...
Todo ser humano que por algum motivo possui um chefe sabe que desobedecer as ordens dele é mancada. Mas Deus tinha pouco poder de comando. Mandou que Adão e Eva não comessem o fruto proibido, e sua ordem foi logo desrespeitada devido ao poder de persuasão de uma serpente. Diz a história que a cobra era o animal mais esperto do Éden. Parece que foi até mais que Ele.
Deus teve culpa
A cobra foi criação do Criador. A mulher também. O homem também. A árvore que continha o fruto proibido também. A idéia de colocar tudo isso junto também foi obra Dele. Só poderia dar no que deu.
Nessa edição do manifesto os textos continuam sendo escritos por Ricardo Schneider (www.jaguardioes.blogspot.com). A foto de Adão na capa você encontra pesquisando no Google por “macaco”. As charges são do mestre Millôr Fernandes, e você as encontra em www.millor.com.br (leia-o na Veja ou em um de seus livros). Se você acha que o que está escrito aqui é uma grande besteira, tudo bem, nós achamos o mesmo e não fazemos questão de sermos levados a sério. Se você achou que faz sentido, leia o livro do Gênesis, na Bíblia, e você vai ver que realmente faz sentido. Se você não aprendeu a ler ainda, coma o fruto proibido. Ele está realmente proibido, mas você ainda o encontra no mercado negro. Até a próxima, e desculpa alguma coisa.
2 comentários:
Manifesto versão virtual... mas que chique hein?!Apesar de que ainda prefiro a versão impressa (mesmo que a mocinha do xerox tire errado rsrs)o que na verdade não importa. O que importa é que Deus fez tudo certo, só não pode prever o comportamento da criatura diante do mundo. Comportamento que o decepcionou e continua decepcionando dentro da sociedade posta ("a qual conduzir-se-á a seu próprio fim")e Deus apesar de tentar fazer algo para mudar isso não tem obtido sucesso porque a "maldita raça humana" só olha para o próprio umbigo).
Apesar de vc ter dito que eu não ia gostar dessa edição, digo que gostei muito. Sempre é bom ouvir opiniões diversas!
O primeiro texto com figuras do Jaguardiões. Isso é ótimo, principalmente pra quem só sabe ler as figuras. Apelo visual acima de tudo!
Abrassu
Postar um comentário