sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Tem pizza na geladeira

Essa frase ficou em sua cabeça. Ao ler o bilhete deixado sobre a mesa, não esperava ter lido a última mensagem deixada por ela.

Na noite anterior tudo estava normal. Lucas chegou em casa como todos os dias após trabalhar exaustivamente em uma reportagem sobre um político estava desviando verba de um projeto para crianças carentes para sua conta pessoal. Todas as provas haviam sido levantadas e comprovava-se que as crianças iriam ter que esperar a abertura de uma futura CPI para poderem fazer o que toda criança deveria fazer, brincar.
Após fechar a matéria e sair da redação, Lucas dirigiu-se ao Tom Jazz, onde se encontrou com Ângela. Seguidamente ele recorria a esses encontros com o pretexto de “ouvir uma boa música, fumar charuto e beber vinho”. A verdade é que ele se apaixonara logo na primeira conversa que teve com Ângela, quando ela, então repórter da Folha Ilustrada, perguntara-o em uma entrevista qual era seu gosto musical, e ao responder que era Jazz, Ângela falou de Dave Brubeck. Todos sabiam que Lucas é um amante de Jazz, e na ocasião Dave Brubeck estava de passagem pelo Brasil e tocaria no Tom Jazz. Ela fazia a reportagem sobre essa visita, e escolheu Lucas como “a pessoa mais indicada para a ocasião”. Lucas, por sua vez, escolheu Ângela como sua acompanhante na noite do espetáculo. Ela aceitou o convite.

Três meses depois, após vários encontros, os dois voltaram ao lugar onde tudo começou. Dessa vez Lucas pediu Ângela em namoro, para oficializar a relação. Foi a primeira vez que ela dormiu na casa dele.

No dia seguinte, Lucas lia aquele bilhete sem entender. “Tem pizza na geladeira. Desculpa alguma coisa. Adeus”.
Lucas pegou o telefone e ligava insistentemente, até que a empregada atendeu.
- Alo.
- Amélia, o que aconteceu?
- Olha, seu Lucas, com aquela mulher na sua casa eu não volto. Isso não se faz. Você não sabe o susto que eu levei quando encontrei ela na cozinha! Se ela vai invadir minha cozinha, tudo bem, eu saio.

Amélia voltou ao apartamento de Lucas, mas apenas para receber seu acerto. Lucas insistiu para ela continuar trabalhando, mas não adiantou. Depois de um ano, mais ou menos, o casal se casou, e hoje tem uma filha. Dave Brubeck continua sendo o músico preferido dos dois. As crianças carentes cresceram e pararam de brincar. Quanto ao deputado, ele continua deputando. E a pizza? Está na geladeira.

Ricardo Schneider, vinte e um de setembro de 2007

Nenhum comentário: