segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O MANIFESTO

QUEM MATOU VOCÊ?
por Ricardo Schneider

Reconhecidamente (e com toda a razão), o Brasil é o maior produtor de novelas no mundo. Entende-se Brasil como principalmente, talvez exclusivamente, a emissora de televisão Rede Globo. A Rede Globo não produz apenas as melhores novelas, como também produz numa quantidade invejável, e com uma qualidade respeitável. São três novelas diárias, mais um seriado (Malhação) e ainda a reprise de algum antigo sucesso (Vale a Pena Ver de Novo). Juntando o tempo total de teledramaturgia diário dessas cinco obras, têm-se aproximadamente quatro horas de exibição por dia. São quase dois filmes por dia. Mas afinal, por que questionamos tanto essas novelas, e o que elas nos acrescentam ou deixam de acrescentar? E por que os filmes brasileiros não fazem tanto sucesso quanto as novelas? Você sabe?




“Teve casamento, morte e criança nascendo. O mocinho se deu bem, o vilão não. Todos ficaram felizes para sempre.”
Essa descrição lhe é familiar? Pois bem. Todos os seres humanos que alguma vez viram o último capítulo de alguma telenovela Global podem dizer que esse enredo faz parte do final da trama. Mas por que tantas vezes ele aparece fechando uma historia que sempre leva meses para se desenrolar? Por que repetir a mesma historia, mudando pouquíssima coisa, durante anos? A explicação para isso é um pouco complexa, mas nada que não possa ser entendido.
Ao assistir à programação da Globo, podemos perceber um certo engessamento em sua grade ao longo dos últimos anos. Há, sem duvida alguma, uma prioridade para os programas que tenham certa capacidade de sofrer poucas alterações ao longo do tempo. A explicação para isso é obvia: quanto menos um programa mudar, menor o custo para produzi-lo. Além, é claro, de acostumar a mente do telespectador à programação. Perceba que todos os dias a programação é praticamente a mesma, seguindo os mesmos horários. As exceções ficam para os programas exibidos depois que a grade fixa termina (filmes, futebol, seriados, etc) e os programas de fim de semana.
É por isso que produzir novelas dá resultado. Sai mais barato manter o estilo do que inventar coisas novas a cada período de tempo. Quanto à similaridade entre historias, isso é outro assunto...







Por que as historias são iguais?
O Brasil ainda carece de bons roteiristas. Nos cinemas brasileiros há algumas boas histórias, mas ainda são poucas. Falta uma preocupação com a história, não apenas com os atores e efeitos especiais. O formato da teledramaturgia brasileira propicia a repetição. Nos Sitcom’s americanos, cada episódio gira em torno de uma trama, e a cada episodio essa trama muda. Mas no Brasil o redator tem que levar uma historia adiante durante seis, sete, oito meses. Fica difícil não fugir do normal. E caso o roteirista fuja, desagrada o telespectador, que já está acostumado com essa “trama padrão”. Além do escritor estar de certa forma aprisionado...


Prisão?
Arte é arte, e não deveria estar aliada a interesses econômicos. Mas está. Grandes empresas invadem a trama de uma história para exibir seus produtos e serviços. Isso atrapalha não só quem escreve como também quem assiste. Quebra o clima. Por isso trabalhos feitos com baixo custo conseguem ter boa visibilidade. Não estão presos há interesses externos e podem ser feitos da maneira como os produtores quiserem.






Programação imobilizada, histórias muito longas, falta de novos talentos, interesses externos, excesso de recursos financeiros, despreocupação com a história. São alguns pontos que fazem das novelas o que elas são. Há coisas melhores que elas na TV, e muitas outras melhores fora dela. Duvida? Então confira:


Filmes:
Cinema Paradiso
Pulp Ficton
V de Vingança


Livros:
1984 - George Orwell
Eu, Robô – Isaac Asimov
O Imbecilismo – Edson Aran



Saites:
http://www.portacurtas.com.br/
http://www.marcelotas.com.br/
http://www.millor.com.br/


Blogs:
http://www.blogdogalhardo.zip.net/
http://www.carapuceiro.zip.net/
http://www.kibeloco.com.br/

Todos os textos são de Ricardo Schneider – http://www.jaguardioes.blogspot.com/ – e as charges são de Adão Iturrusgarai – http://www.adao.com.br/. Todas as idéias aqui expressadas estão ocupadas assistindo ao capítulo da novela, por isso pode ficar um pouco difícil entendê-las. Prometemos melhorar em breve. Até a próssima, e desculpa alguma coisa!

Nenhum comentário: