quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Chega Mais

Eu desaprendi a escrever. Aos poucos eu fui esquecendo. Aos poucos eu fui desaprendendo tudo o que me tentaram ensinar ao longo dos anos. Desaprendi Matemática, Física e nem falemos de Química. E descobri que a única coisa realmente relevante te ensinaram quando você ainda nem tinha direito poder sobre suas pernas. Aprender a fazer cálculos matemáticos é relativamente simples. Se você se esforçar e aprender as fórmulas, você os fará (os cálculos). As fórmulas não mostram o caminho certo. Todas as fórmulas foram feitas para você não errar. É diferente. Agora, compare ao esforço sobrehumano que você fez para aprender a andar. Compare também com o esforço hercúleo que o seu cérebro fez para você aprender a falar, e depois a ler e escrever. E melhor, compare ainda com a educação que sua mãe lhe deu. Todo o conhecimento que veio depois é superficial. Serve para um momento da vida e ponto. Por isso hoje o tempo passa tão rápido. Lembra quanto tempo demorava para chegar o Natal quando nós éramos crianças? E hoje? Chega tão depressa. Jajá o Jajáguardiões vai estar botando Post's de Natal. E as tudo hoje é tão superficial que o tempo passa tão rápido. E tudo o que eu ouço as pessoas dizerem é: "Nossa! Passou tão rápido!" Passou tão rápido que eu não vi.
Enquanto tudo acelera eu vou na boléia. Por isso eu desaprendi a escrever. E tento aprender todos os dias. Não sei se consigo. Mas todos nós aprendemos a andar, ler, escrever, pensar e olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, todos os dias. O resto é baboseira.


William Biagioli , desaprendendo a escrever

Até a próxima.

Nenhum comentário: